terça-feira, 26 de abril de 2016

Gaslighting: o filme que originou a doença


Você talvez não tenha visto o filme À Meia Luz (Gaslight, 1944), nem saiba pronunciar ou escrever essa palavra estranha. Mas saiba que ela mostra uma tática terrível de abuso psicológico. E que será retratada novamente no cinema, com o filme brasileiro "Uma Loucura de Mulher", previsto pra estrear em 2 de junho deste ano.

O filme


A peça teatral Gas Light de 1938 e suas adaptações para o cinema, lançadas em 1940 e 1944, motivaram a origem do termo por causa da manipulação psicológica sistemática utilizada pelo personagem principal contra uma vítima. A versão de 1944, dirigida por George Cukor e estrelada por Ingrid Bergman, é a mais famosa e lembrada pelos que adotaram o termo para designar uma mulher vítima de abuso psicológico do companheiro.

A bela e ingênua Paula Alquist (Ingrid Bergman) conhece o vivido Gregory Anton (Charles Boyer) e, após um curto namoro, se casam eles e passam duas semanas de lua-de-mel na Itália, onde Paula estudou ópera. Voltando a Londres, o casal se muda para a casa de uma tia de Paula, que foi uma famosa estrela de ópera e que também foi morta misteriosamente, sendo que Paula encontrou seu corpo quando ainda era criança. Entre os criados há Elizabeth Tompkins (Barbara Everest), que cozinhou para a família durante anos, e Nancy Oliver (Angel Lansbury), uma empregada que se insinuou para Gregory no minuto em que ele entrou na residência. Gregory logo ordena que a parte de cima da mansão seja lacrada e explica a Paula, que este ato é para o próprio bem dela, pois foi lá que sua tia foi assassinada. A partir de então Paula começa a perder coisas, sendo que Gregory fala para ela que seus lapsos de memória estão começando a perturbar a vida social deles. Ele revela a outros que a mãe de Paula morreu em um manicômio. Em uma reunião social onde Gregory reprova Paula pelo comportamento irregular dela, ambos são observados por Brian Cameron (Joseph Cotten), um detetive da Scotland Yard que se interessa pelo casal e começa a fazer investigações sobre o assassinato não solucionado da tia de Paula. Miss Thwaites (May Whitty), uma fofoqueira, dá informações sobre os hábitos do casal, o que aumenta as suspeitas de Cameron em relação a Gregory. Cameron tenta ver Paula em particular, mas é impedido várias vezes por Gregory, que está sempre alerta. Quando Cameron tem finalmente êxito, ela está à beira de um colapso nervoso. Paula explica que ela nota que a luz de gás nos quartos dela fica instável e diminuta, mas ninguém mais nota isto e ela acredita que é outra alucinação. Enquanto falam a luz de gás escurece e Cameron confirma isto. Ele então acha coisas perdidas por Paula, trancadas na escrivaninha do marido dela, juntamente com uma carta que Gregory aparentemente escreveu há vinte anos atrás para a tia assassinada de Paula.

O transtorno


O termo "Gaslighting" é utilizado desde 1960 para descrever a manipulação do sentido de realidade de alguém. A psicóloga Martha Stout afirma que sociopatas frequentemente usam táticas de gaslighting. Os sociopatas consistentemente transgridem os costumes sociais, descumprem as leis e exploram os outros, mas geralmente também são mentirosos, charmosos e convincentes ao negar as irregularidades que praticam. Assim, algumas pessoas que foram vítimas de sociopatas podem duvidar de suas próprias percepções. Jacobson e Gottman relatam que alguns cônjuges que cometem abusos físicos podem praticar gaslighting em seus parceiros, mesmo ao negar enfaticamente que tenham sido violentos.

O gaslighting geralmente acontece de forma muito gradual em um relacionamento; inclusive, as ações do parceiro abusivo podem parecer inofensivas em um primeiro momento. Com o passar do tempo, entretanto, esses padrões abusivos continuam e sua vítima pode acabar ficando confusa, ansiosa, isolada e deprimida, podendo perder toda a noção do que realmente está acontecendo. Então ela começa a se apoiar cada vez mais no parceiro abusivo para definir a realidade, o que cria uma situação muito difícil de se escapar.

Há várias técnicas diferentes que um parceiro abusivo pode usar:

Retenção: o parceiro abusivo finge não entender ou se recusa a ouvir. Ex.: "Eu não quero ouvir isso de novo" ou "Você está tentando me confundir".

Contestação: o parceiro abusivo questiona a memória da vítima, ainda quando ela se lembra das coisas corretamente. Ex.: "Você está errada, você nunca lembra das coisas direito".

Bloqueio/Desvio: o parceiro abusivo muda de assunto e/ou questiona os pensamentos da vítima. Ex.: "Essa é outra ideia maluca que seu [amigo/parente] te deu?" ou "Você está imaginando coisas".

Banalização: o parceiro abusivo faz as necessidades ou ou sentimentos da vítima parecerem sem importância. Ex.: "Você vai se zangar por algo tão bobo?" ou "Você é muito sensível".

Esquecimento/Negação: o parceiro abusivo finge ter esquecido o que realmente aconteceu ou nega coisas, como promessas feitas à vítima. Ex.: "Não faço ideia do que você está falando" ou "Você está só inventando coisas". 

O filme brasileiro


Aparentemente, é só mais uma das comédias que dominam o cinema nacional. Mas se assistir o trailer (divulgado hoje) com mais atenção, perceberá que ele quer conscientizar as pessoas sobre este assunto sério.

No filme, Mariana Ximenes vive a ex-bailarina Lúcia, que é casada com o deputado Gero (Bruno Garcia), um político com grandes ambições que faz a esposa se afastar um pouco de seus próprios sonhos. Após reagir à altura à cantada machista de um influente senador (Luiz Carlos Miele), Lúcia é taxada de louca por seu próprio marido. Com medo de ser internada, a mulher foge para o Rio de Janeiro com a ajuda de Dulce (Miá Mello), voltando a viver no apartamento do pai. Lá, ela encontra e faz amizade com a vizinha Rita (Guida Vianna), que ajuda Lúcia a recordar memórias sobre seu pai e se redescobrir, e reencontra Raposo (Sergio Guizé), seu primeiro namorado. Mas Gero vai atrás dela, disposto a tentar conquistar a mulher de volta para evitar um escândalo ainda maior.

Percebe-se claramente que Gero pratica gaslighting com Lúcia, preferindo taxá-la de louca e interná-la a se indispôr com o senador que pode ajudá-lo em suas pretensões políticas. E pretende ser mais um símbolo de empoderamento feminino ao mostrar uma mulher que se liberta das amarras impostas pelo marido para ser ela mesma e viver os seus sonhos. A comédia ajuda o brasileiro a absorver melhor o assunto, e ao mesmo tempo, a perceber e evitar este tipo de comportamento.

Como superar?


Para superar esse tipo de abuso, é importante começar a reconhecer os sinais e eventualmente aprender a confiar em si mesma de novo. De acordo com o autor e psicanalista Robin Stern, PhD, os sinais de que você está sendo vítima de gaslighting incluem:

Você duvida de si mesma constantemente.
Você se pergunta "Eu sou sensível demais?" várias vezes ao dia.
Você constantemente se sente confusa ou até mesmo maluca.
Você está sempre pedindo desculpas ao seu parceiro.
Você não entender por que, com tantas coisas aparentemente boas na sua vida, você não está mais feliz.
Você frequentemente cria desculpas para justificar o comportamento do seu parceiro para seus amigos e sua família (ou até para si mesma).
Você começa a esconder informações dos seus amigos e da sua família para que não tenha que explicá-las ou inventar desculpas.
Você sabe que algo está muito errado, mas nunca consegue expressar exatamente o que, nem para si mesma.
Você começa a mentir para evitar as distorções da realidade e ser posta para baixo.
Você tem dificuldade para tomar decisões fáceis.
Você sente que costumava ser uma pessoa muito diferente – mais confiante, mais divertida e mais relaxada.
Você se sente desesperançosa e desanimada.
Você sente que não consegue fazer nada certo.
Você se pergunta se é uma parceira "boa o suficiente".

Alguns homens tentam deslegitimar esse transtorno, dizendo que tudo não passa de "mimimi" das feministas. Mas o gaslighting é real e envolve tratamento psicológico para a vítima, além de uma boa distância que ela deve manter do abusador e de seus defensores.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Relembre a história da Ferrari voadora que intrigou o Brasil em 2013


Na madrugada de uma segunda-feira, uma Ferrari atravessou o vão entre duas pontes do Cebolão, em São Paulo, e fica completamente destruída. Mas os passageiros escapam ilesos. Ou quase. O rapaz não tem nada, mas a moça, uma loira, tem um corte no supercílio. Dizem que a loira seria famosa. Mas sua identidade jamais foi revelada.

Isso aconteceu em 13 de maio de 2013. As imagens da Ferrari Spider 458, avaliada em R$ 2 milhões, transformada em um monte de ferro-velho deixaram os brasileiros surpresos. E com uma pontinha de inveja. Afinal, só gente muito rica poderia ter um carro assim. Seria um político? Jogador de futebol? Ator de novela? Mas a polícia permanecia em silêncio. E o povo continuava intrigado.

Mas o nome do dono do carro não ficou em sigilo por muito tempo. O sujeito tinha nome, profissão e apelido: José Romano Netto, o Príncipe do ABC. Ganhou este codinome por ser filho de Maria Beatriz Setti Braga, a Bia Braga, detentora da concessão do transporte público de São Bernardo do Campo e a Rainha desse setor. Ela assumiu os negócios após a morte do marido, em 1989, e teve que aprender tudo na raça. José, que desde a adolescência ajudava nos negócios dos Setti Braga, cresceu e se tornou um grande empresário, dono e sócio de variadas empresas. Foi uma delas, a menos conhecida, que ele usou para comprar a Ferrari como pessoa jurídica e pagar menos impostos: a Farm Empreendimentos Imobiliários Ltda.

A família possui estreitas relações com o PT, já que seu quartel general fica justamente em São Bernardo do Campo. Em 2015, uma de suas empresas, a Construtora Cappellano, que faturou alto com o governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), vencendo diversas licitações para obras importantes, como obras para estabilização de encostas em áreas de risco e o teleférico. A empresa SBC Trans até patrocinava um time que dizem ser do ex-presidente Lula: o São Bernardo. Isto teria sido a pedido do próprio ex-presidente.

Zeca, como é carinhosamente chamado, não gosta muito de se expôr. Não é figurinha fácil na Revista Caras e isso, dizem, se deve ao fato de sua mãe ter sido sequestrada. Participa também, nas horas vagas, do Iron Man, a maior prova de triátlon da América Latina, com 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida. Era sempre visto em bares na Rua das Figueiras (região nobre de Santo André) ou na Avenida Kennedy (também ponto de encontro de endinheirados de São Bernardo), apesar de, segundo amigos, não tomar bebidas alcoólicas, apesar de ter estado no Baile Devassa em 2011, segurando uma latinha de cerveja (ele é o primeiro da esquerda para a direita). As únicas coisas que gostava de exibir eram a Ferrari e as belas mulheres que sempre o acompanhavam desde o término do casamento com Mariana Lazzuri, filha de um ex-vice-prefeito de Santo Bernardo.

Além de ser dono da SBC TRANS, é também integrante do grupo da Auto Viação ABC, ambos comandando quase 100% do transporte coletivo na região. Incorporaram também a Interbus Transporte Urbano e Interurbano e Empresa Auto Ônibus Circular Humaitá. Por consequência de tanto poder, ocupava à época o cargo de presidente da AETC (Associação das Empresas de Transportes Coletivos do ABC).

A Ferrari Spider 458 que foi despedaçada no acidente era uma das sete que foram negociadas no Brasil. Foi importada pela concessionária Via Itália, em nome da empresa Cotia Vitória Serviços e Comercio Ltda, denominada também Cotia Trading, que tem filiais, com a mesma razão social, nas Ilhas Cayman e também no Uruguai, conhecidos paraísos fiscais.

Era uma das maiores do Brasil no ramo do Comercio Exterior, porém investigada por diversas irregularidades, entre elas contra-bando, falsificação, corrupção, etc. O carro, assim que registrado pela Cotia Trading, no dia 14 de abril de 2013, logo sofreu processo de transferência para o nome da “imobiliária” de Zeca, sendo emplacado em 23 de abril, numa negociação suspeita que jamais foi investigada.

O histórico da Cotia Trading é bem controverso: Os maiores acionistas são herdeiros do banqueiro Pedro Conde, já falecido. Em 2013, o nome forte do grupo era o empresário Eduardo Mangabeira Albernez, amigo de José Romano Netto. Também ligado ao esporte, Albernez é iatista, amigo de Robert Sheidt, por vezes se arriscando também no hipismo.

Em 2006, a Cotia Trading foi suspensa de atuar pela Receita Federal por importação irregular de Home Theater. Isto ocasionou uma estranha “dança” de aberturas e fechamentos de filiais, mudanças de estados (Rio Grande do Norte, São Paulo, etc.), além de movimentação contínua de sócios nos documentos oficiais.


Não há maiores informações a respeito de Zeca Romano. Ele possui uma conta privada no Instagram e não está presente (ou pelo menos não é encontrado) em nenhuma outra rede social. Esta foto acima é a mais recente.

Depois deste caso, José Romano Netto agora é conhecido também como Zeca da Ferrari.

E a Loira Misteriosa?


Uma das testemunhas, o promotor de vendas Laudelino Oliveira, ajudou a socorrer os acidentados. Ele descreveu a nossa personagem: "Uma moça loira, de estatura mediana, calça bege e camisa social devia dirigir o veículo. Eu a ajudei a sair. Tinha um corte no supercílio, mas nada grave (...) não pareciam bêbados". Uma testemunha disse que ela dirigia o carro. Outra disse que era Zeca. E ainda teve quem dissesse haver uma terceira pessoa no carro, um rapaz.

Muitas famosas foram envolvidas no caso, sendo que uma delas foi Andressa Urach, mas nenhuma assumiu nada. Foi especulado que seria uma "ficha rosa": moça que sai com homens ricos em troca de dinheiro, presentes caros... ou seja, prostituta!

O Blog do Paulinho trouxe duas suspeitas: uma que seria do meio artístico e outra que seria uma atleta.

A Record até fez matéria sobre o assunto na época, mas não revelou quem era. E com o tempo, o caso acabou esquecido pela imprensa.

Fontes
Diário de S. Paulo: "'Príncipe' do ABC é dono da Ferrari destruída" 13 de maio de 2013
Diário do Grande ABC: "Família Setti e Braga é história do transporte no ABC" 12 de junho de 1999
Blog do Pauliho: "Zeca e a Ferrari" 14 de maio de 2013
Revista Exame: "A rainha da catraca"  01 de março de 2001
Folha de S. Paulo: "Receita Federal suspende Cotia Trading" 28 de junho de 2006
IG: Falcão curte baile de carnaval no Rio e avisa: "Estou Solteiro" 05 de março de 2011

A misteriosa morte do irmão de Naldo


A notícia de que Juan Guilherme, sobrinho de Naldo, estaria tentando uma carreira como funkeiro, faz com que seja relembrada a história do artista, sobretudo de seu irmão Jorge Luiz da Silva, o Lula, com quem Naldo formava uma dupla e teve uma trágica e não esclarecida morte em 2008.

A dupla


Ronaldo Jorge da Silva, o Naldo Benny, tinha sete irmãos e cantava no coral de uma igreja desde muito novo. Seu irmão Lula era dois anos mais novo e já cantava funk, mas seu parceiro de dupla saiu e ele chamou o irmão Naldo para substituí-lo. Nascia aí a dupla Naldo & Lula. Suas músicas românticas e dançantes atraíram muitos admiradores, entre eles grandes nomes do funk, como DJ Marlboro e Claudinho e Buchecha, que era a dupla mais famosa do momento.

Entre 1999 e 2000 tentaram gravar um disco pela EMI que não foi lançado por problemas burocráticos. Em 2001 lançaram o single físico promocional da música “Chinelada”. Pouco tempo depois lançaram o primeiro e único álbum da dupla Naldo & Lula pelo selo BMG. Porém, devido a pouca divulgação, tanto a música como o CD não tiveram repercussão nas rádios. Segundo entrevista a rádio FM O Dia, Naldo não gostava muito e achava que não tinha a ver com ele, portanto, hoje em dia considera como início da carreira a fase a partir de 2005.

Foi a partir deste ano que a carreira da dupla começou a decolar. Naldo & Lula fizeram sucesso relativo nas rádios e festas do Rio de Janeiro e de algumas outras cidades próximas. A primeira canção lançada em várias rádios da cidade foi ‘’Tá Surdo’’, em 2005, com produção de DJ Marlboro. Já o primeiro sucesso a nível nacional foi ‘’Como Mágica’’, em 2007, que alcançou rádios de todo o país ficando entre as mais tocadas e levando a dupla a diversos programas de TV como Domingão do Faustão, Eliana, entre outros. Pouco antes do fim da dupla, em 2008, o segundo CD com as recentes músicas lançadas estava quase pronto, porém, não chegou ser lançado. Um dia antes da morte de Lula, eles tinham lançado uma música nova: "Gamou".

A morte


No dia 10 de julho de 2008, uma quinta-feira, Lula almoçava na companhia da mulher Joelma Cabral da Silva quando recebeu uma ligação, saiu para o encontro e desapareceu. Ele faltou ao show que seria no dia seguinte e o irmão começou a procurar.
Um corpo de um homem carbonizado foi encontrado na Rua Marechal Marciano, em Bangu, na sexta. Parentes de Lula reconheceram o músico. 
Sobre o assunto, Naldo contou em sua biografia: "Passei duas noites sem dormir à procura dele, e nada, até ser avisado de um corpo no IML, carbonizado, mas com características que combinavam com as dele. Fui o primeiro a chegar para o reconhecimento e o único a entrar para vê-lo. (...) Não perdi meu irmão num acidente, ele foi assassinado, brutalmente assassinado".
O motivo do crime nunca foi revelado, tampouco quem o cometeu.

Quem pode ter sido?


As circunstâncias da morte de Lula permanecem em segredo, mas Naldo revelou em seu livro que teve problemas com traficantes, tendo brigado com filhos destes e se recusado a entrar para o mundo do crime, preferindo trabalhar honestamente como açougueiro e engraxate antes da fama. 
Talvez os traficantes também tivessem problemas com o irmão, e a polícia provavelmente deve ter pensado em todas as possibilidades, incluindo dívidas com drogas ou outro tipo de conflito, já que os traficantes, principalmente os mais organizados, possuem métodos escabrosos de eliminar desafetos. Outros possíveis suspeitos são os milicianos, que são tão cruéis quanto os traficantes. Mas uma coisa é certa: possivelmente a própria família não queira que isso seja revelado. E isso pode permanecer assim ainda por muitos e muitos anos, até que alguém crie coragem e revele alguma coisa.

Fontes
Wikipédia: Naldo & Lula
Terra: Corpo que seria de funkeiro não tem marca de tiro
Jornal Extra: Polícia sabe quem falou por telefone com MC Lula antes de seu desaparecimento
G1: Em livro curto, Naldo lembra tragédias com irmão e Claudinho

Notinhas Cifradas #1


No jornalismo brasileiro, é bastante comum que notícias de celebridades envolvidas em escândalos ou condutas controversas não tenham seu nome divulgado, mas pistas geralmente são dadas. Quando são escassas ou muito difíceis, possivelmente são mentirosas. Mas isso não quer dizer que as com dicas fortes sejam reais!

Leo Dias - Pronto Falei 22/04/2016
Na última quinta-feira, a empresária de um ator desaplaudido resolveu dar piti na porta do Barra Music, onde ia acontecer a apresentação da dupla Bruno & Marrone. Ela se recusou a seguir as normas de segurança de identificação da casa, e disparou o famoso: “Você sabe com quem está falando?” No final, a confusão foi contornada e, depois de empulseirados, seguiram para o camarim dos cantores… Já que eram convidados.


Quem pode ser? Ator não muito famoso e sua empresária não tão famosa assim... Mistério!

Leo Dias - Pronto Falei 17/04/2016
Um ator bonitão da Globo que está fora da TV desde que um humorístico saiu do ar arrumou as malas e rumou para São Paulo. O motivo? Um bofe escândalo que ele arranjou por lá. Lindo, sarado e daquele grupo Mahamudra, só de rapazes que exibem seus gominhos do abdômen nas fotos do insta. Tá óóóóótimo!



Leo Dias - Pronto Falei 14/04/2016
Um ator da Globo lindo, famoso e (até onde a gente sabia) muito bem casado anda pulando a cerca com um outro ator da emissora. Esse, bem mais novo que o tal astro comprometido.


Quem pode ser? Ator conhecido, galã e casado (possivelmente com uma esposa relativamente famosa) e outro ator mais jovem e talvez solteiro... Mistério!

Fabíola Reipert - Galã global que já foi casado com mulher agora está com outro ator bonitão 28/01/2016
Um ator galã quase cinquentão que era era casado com mulher (ficaram vááááários anos juntos) agora está com outro bonitão, de 43 anos, muuuuuito conhecido, que também já teve uma namoradA (bem famosA).
Esse cinquentão terminou seu arrastado casamento por causa de outro ator, mais novo que esse de 43, conforme o blog publicou (veja aqui). Mas o romance não deu certo.
O novo casal de atores é tão bonito que certamente causará inveja a mulheres e marmanjos de plantão.
Publicamente, os dois não saíram do armário nem devem sair, pois a Globo não deixa, mas amigos em comum sabem do relacionamento.
Boa sorte aos pombinhos.



Notícia relacionada: Ator recém-separado da mulher está com um rapaz 31/07/2015
Um belo ator que se separou recentemente da mulher, que também é famosa como ele, está namorando um rapaz.
O bonitão sempre foi mulherengo, mas vem arrastando essa relação paralela há um tempo. O motivo do fim do casamento foi esse.
O novo eleito do galã faz triângulo amoroso em uma novela.
Façam suas apostas.
Tomara que o novo casal seja feliz, mesmo que não saia do armário publicamente.


Notícia relacionada 2: Ator inicia namoro fake com atriz para esconder romance com homem
05/10/2015 por Lucas Medeiros
O mundo oculto dos famosos continuam cheios de histórias para contar. Um famoso ator, que assumiu recentemente o namoro com uma atriz, na verdade está se envolvendo com um galã de novelas e está só querendo despistar.
Para ninguém descobrir que ele é gay e gosta de garotos, o rapaz engatou um romance fake com uma colega de elenco, para não perder a sua popularidade na emissora que trabalha. A informação é da jornalista Fabíola Reipert.
O galã que esse moço está namorando terminou recentemente o casamento de longa data que tinha com uma mulher, justamente para ficar junto com esse ator. No entanto, eles não querem que ninguém descubra nada sobre.
E a atriz que está namorando um deles não tem nada de inocente. Ela sabe da situação e só topou engatar o namoro de mentira porque foi um pedido do galã, de quem é muito amiga.




O TV Foco - Ator de “Os Dez Mandamentos” não esconde suas preferências e pega geral em baladas 27/01/2016 por Aaron Racanicchi
Um jovem ator da novela “Os Dez Mandamentos” da Record anda pegando geral nas baladas. O rapaz, que teve um papel de destaque na trama de Vivian de Oliveira, não esconde de ninguém suas preferências.
Dia desses ele foi flagrado, passando literalmente o rodo (como dizem por aí) em alguns garotos. Até pela pouca idade, o jovem mostra que não sabe lidar direito com a fama. Apesar da cara de bom moço, ele vira e mexe é visto passando do ponto na hora de beber.
O empresário do ator tem até tentado “conter” a situação, mas o fato é que o rapaz parece não se importar em mostrar suas preferências. E claro, o que vale mesmo no final das contas é a felicidade.



Por enquanto é só isso! Em breve, traremos mais Notinhas Cifradas